Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez uma avaliação da coleta de dados do censo agropecuário que está adiantado em Balsas, a 810 km de São Luís. Por enquanto, os números não podem ser divulgados, só a partir de março do ano que vem, mas no sul do estado o trabalho dos recenseadores deve terminar antes do prazo.
As informações do censo agropecuário vão traçar um novo perfil do campo e levantar informações sobre renda, infraestrutura rural e condições sociais em todos os 217 municípios do Maranhão.
O trabalho de coleta de dados começou em outubro e deve ser concluído até o mês de fevereiro do próximo ano.
Na região sul do estado e censo agropecuário está bastante adiantado. Até o momento, 60% dos imóveis cadastrados pelo IBGE já responderam o questionário. No município de Balsas o índice é ainda maior chegando a quase 80%. Nesse ritmo a coleta de dados deve ser concluída até a primeira quinzena de janeiro.
Segundo Francisco Aguiar, coordenador do censo agro em Balsas, na reta final do levantamento é preciso reforçar a participação das comunidades rurais. “Agora que nós estamos precisando de ajuda, de quem puder ajudar. Para que a gente possa fazer essa coleta todinha e a gente pegar todos os estabelecimentos e coletar todos os estabelecimentos porque agora nessa reta final é que a gente tem dificuldade. A dificuldade virá agora e a gente quer superá-las”, explicou.
No último censo agropecuário divulgado em 2007 o Maranhão tinha mais de 288 mil propriedades rurais e perto de 15 milhões de hectares de terras destinado à pecuária, agricultura e outras atividades agrícolas, incluindo grandes e pequenos produtores.
O censo agropecuário é um banco de dados que ajuda o governo a definir as políticas públicas para toda a cadeia produtiva do agronegócio.
Fonte: G1 MA