Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
CEDRAL É ORIGINÁRIO DE GUIMARÃES, cujo território anteriormente ocupava, sendo desmembrado em 1964, através da Lei Estadual nº 2378 do mesmo ano. Deste modo parte da história do município está contida na história de Guimarães e, por extensão, na antiga Capitania de Cumã, sendo os primitivos habitantes descendentes de índios tupinambás, colonos de Portugal e Açores cuja ocupação por parte destes consta de aproximadamente 1760. Estes colonos brancos estabeleceram-se em glebas de terras próximas a cursos d’água encobertos de vegetação ciliar característica de floresta pré-amazônica, de onde surgiram as primeiras fazendas e engenhos para o fabrico de açúcar. A terra fértil, a abundância de nascentes, o clima úmido propiciaram as lavouras de algodão, mandioca e cana-de-açúcar e a criação de gado, que careceram de mão de obra escrava, fato que hoje se comprova através de povoações quilombolas e afro-descendentes no município. Ao longo dos anos a miscigenação foi inevitável, a população indígena foi totalmente extinta, restando apenas descendentes mestiços; brancos são minoria, negros e pardos formam a maioria da população. A sede do município provém da antiga póvoa de Muinaréu datada, conforme Diário do Maranhão e IBGE, da década 1910.
Elevada a distrito territorial de Guimarães pela lei estadual nº 269 de 1948, assim permanecendo até a alteração toponímica em 1964, quando da criação do município de Cedral, cujo nome atual atribui-se ao fato de os antigos moradores alegarem haver grande número de árvores de cedro no lugar. Entre os fundadores e suas famílias, citamos os Passinho, descendentes de Jacinto Rosa Passinho; os Seguins, descendentes do capitão José Serrão de Albuquerque Seguins, criador de gado; os Martins, de Antônio Serrão Martins; os Ferreira, de Eleotério Ferreira; os Negreiros, de Mariano Vidal de Negreiros e os Ewerton, de José Ribamar Ewerton, um dos homens mais infl uentes de Cedral, muito contribuindo para sua emancipação. Outrossim, era comum, pela população referir-se ao distrito de Muinaréu e mesmo, posteriormente à vila de Cedral como ‘Cedro’, fato que também contribuiu para a toponímica atual.
DADOS GERAIS – A população total do município é de 10473 habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (2016). Sua área é de 289 km² representando 0.087% do estado, 0.019% da região e 0.003%de todo o território brasileiro. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro é de 0,619, segundo o IBGE (2000). Endereço da Prefeitura: Praça Gov. Newton Bello, 66 – Centro. CEP: 65.260000. Área Territorial: 289 km². Ano de Instalação: 1964. Microrregião: Litoral Ocidental Maranhense. Mesorregião: Norte Maranhense. Altitude da Sede: 30 m. Distância à Capital: 193 Km.
Fonte: Guia do Maranhão 2017