Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com o carnaval onde muitas pessoas viajam para outros estados, venho abordar de maneira suscinta a respeito da febre amarela, que vem criando pânico no sul do país, em virtude de uma mortandade de macacos, atribuída à febre amarela. A Febre Amarela é uma síndrome hemorrágico-febril viral aguda transmitida pela picada de um mosquito infectado. Existem os mosquitos Silvestre que vivem nas florestas e transmitem aos macaco, e a forma urbana transmitida pelo Aedes aegypti infectado pelo vírus.
As manifestações clínicas aparecem de 3-6 dias após a picada do mosquito. Apesar de grave, a maioria das pessoas se recuperam até uma semana e fica imune. Alguns desenvolve a forma grave, podendo levar até a morte. Os sintomas são febre alta, cefaleia, mal estar, calafrios, dores musculares (mialgia), náuseas e vômitos. A forma grave apresenta icterícia, cansaço intenso, hemorragias, insuficiência hepática e renal, encefalite e cardiopatia podendo ir a óbito.
COMO PREVENIR – a única forma de prevenção é a VACINAÇÃO, e evitar áreas de risco. É indicado a vacinação de 9 meses aos 59 anos de idade.
QUEM NÃO DEVE VACINAR: idosos, crianças abaixo de seis meses, amamentação até os seis meses, pacientes com câncer e imunodeprimido, quem tem alergia a ovo porque o vírus da vacina é cultivado em clara de ovo.
Para quem viajar para área de risco é necessário a vacinação. Quem viaja para o exterior é exigido o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia( CIVP).
Nesse carnaval cuidado com a Febre Amarela.